Psicóloga Luara Fernandes
Orientação profissional e de carreira

O processo de orientação profissional consiste normalmente em 12 encontros, uma vez por semana, sessão de 50 min, ele é indicado para jovens que estão realizando o vestibular e precisam escolher qual faculdade fazer.
A orientação de carreira pode acontecer em menos encontros e é indicado para toda pessoa que já iniciou sua carreira profissional, desejando mudar de área, ou ou compreender entraves na sua vivência profissional atual.
Durante o processo de orientação profissional e de carreira são utilizados testes psicológicos, dinâmicas, tarefas de casas e entrevistas.
O objetivo é auxiliar a pessoa a eleger e suas próprias conclusões de forma consciente à sua realidade e a si, possibilitando assim uma escolha mais assertiva e responsável.
Diferente dos testes vocacionais aplicados antigamente, o processo de orientação profissional busca sensibilizar a pessoa a refletir sobre sua vida, fazendo um projeto de vida ao entender melhor seus desejos, habilidades, dificuldades, influências, mercado e realidade.
Obs: os testes vocacionais podem ser encontrados na internet, revistas e em guias, e não necessariamente possuem bases científicas, já os testes psicológicos só podem ser aplicados por psicólogos e são regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia.
A diferença entre um processo de Orientação Profissional e o uso de um teste vocacional é a sua forma de auxiliar no processo de autoconhecimento.
A Orientação Profissional é um processo em que o orientando vai ampliando seu conhecimento sobre a profissão, o mercado e sobre si mesmo.
Aqui, os testes psicológicos são uma das ferramentas utilizadas para levantar informações sobre a pessoa e auxiliá-lo a ter mais consciência sobre a forma como quer viver e trabalhar. Outras ferramentas utilizadas para esse processo de reflexão e decisão são entrevistas, dinâmicas e pesquisas.
Assim, o objetivo da Orientação Profissional é auxiliar a pessoa a escolher sua carreira de forma mais segura e confiante.
